Não é novidade que períodos de descanso devem fazer parte do teu planeamento semanal de treino, isto é, um bom regime de treino também inclui o descanso e a recuperação muscular. Contudo, isto não implica que tenhas de ficar em inatividade total! Uma abordagem ativa da recuperação vai trazer benefícios e potencializar a tua recuperação.
O que é a recuperação ativa?
A recuperação ativa consiste na realização de exercícios de baixa intensidade. Podes usar uma corrida de baixa intensidade, uma sessão de natação relaxada, uma aula de pilates, entre outras opções .
Para que serve?
Uma recuperação ativa aumenta o fluxo sanguíneo nas articulações e nos músculos , uma vez que te encontras em movimento, o que faz diminuir a inflamação local e ajuda a eliminar toxinas produzidas pelo corpo durante o exercício físico. Isto faz com que te sintas menos desconfortável no que diz respeito a dores musculares.
Este processo de recuperação ajuda ainda a manter a mobilidade articular .
Agora que conheces a real importância de uma recuperação ativa podes implementar esta estratégia no teu plano de treino. É importante não esquecer que uma boa recuperação implica também hidratação, horas de sono e uma alimentação equilibrada.
A regra é simples: quanto melhor fôr a tua recuperação, melhor o teu treino e mais rápido o teu progresso!
Paulo Machado – Personal Trainer