fbpx

New Me

sedentarismo

Sedentarismo – consequências para a Saúde Muscular

Como referimos anteriormente, de acordo com estudos da Harvard Medical School, a partir dos 30 anos começamos a perder cerca de 3 a 5% de massa muscular a cada década. O treino de força retarda a atrofia muscular do envelhecimento. Mas em indivíduos sedentários, quais as consequências na sua saúde muscular?

Em primeiro lugar, iremos considerar actividades sedentárias como todas as actividades nas quais estamos em repouso ou que o corpo não produz energia, muitas vezes associadas ao tempo que passamos sentados durante o dia. Ver televisão, trabalhar ao computador, estar sentado no sofá ou deitado na cama, são algumas das actividades mais comuns.

O Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM) considera que um indivíduo é insuficientemente activo se não efectuar, no mínimo, 30minutos de actividade física moderada durante 5 dias por semana, sendo que estes 30 minutos poderão ser divididos em dois períodos de 15min ou três períodos de 10min.

Esta condição, de entre muitas outras consequências, afecta a saúde muscular. O sedentarismo promove a perda progressiva de massa magra e, em casos mais graves, afecta as actividades da vida diária e pode reflectir-se, um dia mais tarde, na perda de auto-suficiência do indivíduo.

A manutenção da massa magra no decurso da vida só é possível quando a actividade muscular é solicitada contra resistências significativas – Treino de Força, que permite uma maior integridade não só músculo-esquelética mas também metabólica. É especialmente fundamental uma vez que existe um processo normal de degeneração muscular com o avançar da idade que, com uma rotina de Treino de Força adequada, é possível retardar.

Ainda inerentes à inactividade Física muscular estas são algumas das consequências:

  • Perda de agilidade
  • Perda de equilíbrio
  • Perda de velocidade e coordenação motora
  • Diminuição do Tónus e consumo calórico em repouso
  • Diminuição dos níveis de Força
  • Diminuição da resistência de tendões e ligamentos

Além disso, o sedentarismo promove, muitas vezes, o desiquilibrio entre a energia consumida e a gasta, favorecendo o aumento de peso.

Treinar com regularidade é fundamental para a tua saúde e bem-estar, por isso convido-te a experimentares as aulas de grupo da New Me, em Belém!

João Nazaré | Personal Trainer