O nosso comportamento tem uma enorme influência na nossa saúde. A mudança comportamental centra-se nos nossos próprios hábitos, por isso estes têm uma grande importância nas nossas vidas.
É muito importante aprender mais sobre os hábitos, incluindo a ciência por trás deles, de forma a podermos desenvolver e aplicar hábitos de vida saudáveis para alterações duradouras do nosso estilo de vida.
O que é um hábito?
No século XIX, ocorreram as primeiras investigações sobre hábitos, em que se revelou que o quotidiano dos seres humanos pode ser descrito como “conjuntos de hábitos”. Não existe muito consenso na definição de hábito, entre psicólogos e neurologistas, no entanto a mais comum é: hábitos são respostas comportamentais automáticas a pistas ou gatilhos ambientais.
Como se formam os hábitos?
No cérebro existe uma parte que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de um hábito, o gânglio basal. Este é responsável pelo processo de seleção das ações que levam à formação de um hábito. Estudos nesta área descrevem que a formação de um hábito tem a seguinte sequência de eventos:
1. Um hábito é adquirido pela(s) experiência(s) que leva à criação e à organização das conexões dos neurónios no cérebro
2. Esse hábito é repetido ao longo do tempo de forma a se tornar fixo
3. O hábito é totalmente adquirido e é capaz de se realizar automaticamente, sem necessitar da nossa atenção ou foco
4. O hábito torna-se uma sequência de ações que tende a ocorrer em resposta a uma situação particular
Assim que os hábitos são aprendidos, repetidos e adquiridos, eles começam a ocorrer automaticamente.
Os seres humanos dependem bastante dos hábitos, uma vez que nos permitem realizar muitas ações no quotidiano, simultaneamente enquanto fazemos outras coisas, sem termos de parar e concentrarmo-nos no que estamos a fazer, economizando tempo e energia.
Os hábitos são fundamentais para a nossa saúde pois podem fazer com que consigamos alcançar ou manter os nossos objetivos de estilo de vida, além de aumentar a nossa qualidade de vida e promover a longevidade.
Assim, desafio-lhe a refletir sobre a sua rotina de hoje em dia, alimentação, sono, treino, hobbies, tempo livre, etc, e decidir o que necessita de ser alterado, e tentar aumentar os hábitos positivos e reduzir os negativos.
https://medium.com/@ForcingFunction/why-habits-are-more-important-than-we-can-imagine- d44628036117
https://thriveglobal.com/stories/5-reasons-why-its-important-to-develop-good-habits/
Inês Santos | Personal Trainer & Pilates