O sol e o calor estão de volta, e com eles aumenta a vontade de treinar ao ar livre. São muitas as pessoas que recorrem nesta altura do ano aos espaços verdes, jardins e zonas ribeirinhas para fazerem as suas rotinas de treino. Mas há aspectos que devemos ter em conta, não só nesta fase do ano, mas durante todo o ano. Sempre que treinamos ao ar livre devemos ter em atenção alguns aspectos.
Vamos deixar aqui 7 coisas que não deves descurar num treino ao ar livre:
- Hidratação
Deves ter sempre água disponível quando vais fazer um treino ao ar livre. Independentemente do dia estar mais quente ou não, a hidratação é um ponto fundamental para o equilíbrio do corpo. Se estiver um dia quente, rapidamente começamos a transpirar e a desidratar e aí a tua é importante. Por outro lado, se estiver um dia mais fresco, não sentimos essa necessidade, mas lá dentro, o nosso organismo vai precisar dela. Água é vida! Sempre que treinas, leva-a contigo!
- Protetor solar
Só temos este hábito quando vamos para a praia, mas devemos puxá-lo também para quando treinamos na rua. Vivemos num país com muito sol, com um índice UV elevado, por isso mesmo a proteção solar é muito valiosa, porque facilmente “apanhamos um escaldão” em exercício.
- Evitar horas de maior calor
Treinar de manhã cedo ou mais ao final do dia, estes são os melhores períodos para treinar nesta fase do ano. Menos calor, índices UV mais baixos, menos risco de desidratação, tudo isto é sinopse segurança. No entanto se treinares durante o dia, procura sempre um lugar com sombras, mais fresco e se possível com uma ligeira brisa.
- Roupa Adequada
A escolha da roupa é importante. Dependendo da estação do ano ou de dia, devemos escolher sempre roupas leves, respiráveis, transpiráveis e mais ou menos frescas, dependo da temperatura do dia. O calçado também deverá ser tido em conta. Dependendo do tipo de treino, temos que escolher um calçado com uma sola mais dura para ter mais apoio e estabilidade, ou um calçado mais suave para um melhor amortecimento.Não te esqueças que os pés são a tua base, e se ela não estiver adaptada ao teu treino… “you know!”Roupas desportivas, adequadas ao exercício que vamos fazer são cuidado a ter sempre!
- Plano de treino
Planear, organizar e executar! Segue isto e o teu treino vai trazer resultados. Este é talvez um dos pontos de maior probabilidade de desistência da atividade física.A falta de planeamento de treino leva a que façamos exercícios errados, cargas excessivas, intensidades erradas, e consequentemente falta de resultados. Não havendo resultados, não se cumprem objetivos e a desmotivação ganha. Procura a ajuda em de um profissional, só ele te pode ajudar!
- Alimentação
Refeições Pré e Pós treino. São o combustível que precisamos para treinar. Assim como os carros precisam de energia para andar, nós precisamos de alimentos para por o corpo a mexer. Uma boa refeição antes do treino, dá a energia que precisamos para treinar, e uma boa refeição Pós treino, faz com que o nosso corpo recupere mais rapidamente e melhor, pois tem todos os nutrientes que precisa. Mais uma vez procura um profissional para te ajudar a conquistar os melhores resultados.
- Musica
Este ponto não é um “must have”, mas pode ser uma ajuda. Musica é alegria, é companhia, é motivação. Cria a tua playlist, escolhe as músicas que mais te dão “pica” para te acompanharem nos teus treinos! De certeza que te vão levar um pouco mais longe!
Segue estas dicas para treinares durante todo o ano ao ar livre. Mas já sabes, se quiseres a nossa ajuda, encontras na NewMe tudo o que precisas.
Seja em Belém nos treinos de grupo, ou em Treino Personalizado, o nosso mote é “Onde tu estás, nós estamos!”
Nuno Mendes | Personal Trainer