Já deve ter ouvido falar da importância de movimentar o corpo constantemente, certo?
O corpo humano precisa estar em constante movimento, ter força, resistência, equilíbrio, flexibilidade e mobilidade para, com isso, realizar tarefas diárias sem dificuldades.
Mas, afinal, por que treinar a mobilidade?
Primeiro, precisamos saber que a mobilidade é responsável pela capacidade das articulações do nosso corpo de se mover dentro dos limites fisiológicos, permitindo pequenas e/ou grandes amplitudes de movimento, e o mais importante, livre de dores ou compensações. E para conseguir isso, é preciso que tenha uma boa flexibilidade dos tecidos moles (conjuntivo, epitelial e muscular) e mobilidade articular normal.
Fatores como idade e sedentarismo podem estar ligados à falta de mobilidade, pois com uma vida inativa e avanço da idade o corpo passa por alterações que podem levar à rigidez das articulações, dificultando ainda mais os movimentos.
Boa notícia: Conseguimos prevenir!
Os exercícios de mobilidade normalmente são movimentos dinâmicos realizados nas articulações do tornozelo, quadril, coluna torácica, glenoumeral (ombro) e pulsos. Alguns dos benefícios são:
- Diminuição do risco de lesões, devido à capacidade da articulação se adaptar aos movimentos de forma segura;
- Diminuição da tensão excessiva dos músculos e manutenção de seu comprimento “normal”, ou seja, funcional;
- Aumento do desempenho na prática da atividade física, pois se consegue realizar movimentos na amplitude máxima, de forma otimizada e segura;
- Correção de desequilíbrios musculares.
Podemos incluir no dia-a-dia, ou em qualquer treino, exercícios como: Down dog dinâmico, roll down, lunges com rotação do tronco, rotação dos pulsos e tornozelos. Outras opções são as aulas de Pilates e Yoga, duas práticas que, apesar de diferentes, auxiliam na mobilidade do corpo de forma gradual.
Dessa maneira, a mobilidade não fica para trás em quesito importância, quando comparada a qualquer outro tipo de treino. Além de ajudar na realização de movimentos funcionais, faz com que dores e desconfortos no corpo fiquem em um futuro imprevisível, realçando ainda mais a importância de uma vida ativa.
E você, já mexeu o seu corpo hoje?
Larissa Cerqueira – Personal Trainer / Pilates